Notícias

Mercado imobiliário ascendente atrai cada vez mais investidores

Postada em 18/02/2020 às 11:06:06

O ano de 2019 mostrou que o mercado imobiliário tem encontrado motivos para acreditar em uma possível melhora, depois de alguns anos de crise e instabilidade econômica. Algumas cidades brasileiras, inclusive, já deixam claro o aumento na busca por imóveis e a necessidade de que as construtoras voltem a investir na região.

Qualquer imobiliária na grande Florianópolis já deve ter percebido esta mudança e o aumento na procura por casas ou apartamentos. As pessoas voltaram a ter confiança no cenário político-econômico nacional e estão dispostas a investir em imóveis.

Em uma pesquisa realizada em 2015, Floripa já ocupava uma boa posição dentre as melhores cidades para se investir em imóveis. Na época, a pesquisa divulgada pelo site Exame.com, mostrava que a capital de Santa Catarina era a 11ª melhor cidade para investir em um imóvel.

Mas porque será que Florianópolis tem chamado tanto a atenção dos investidores (seja na compra ou construção de casas e apartamentos)? Será que houve uma melhora na posição do ranking das melhores cidades brasileiras para se investir?

Economia privilegiada

Alguns fatores fazem com que a capital catarinense tenha alguns privilégios em relação a outras cidades, o que tornam a economia da região mais atrativa. As praias e belezas naturais atraem os turistas, enquanto que eventos e a própria gastronomia de Floripa conquista muitas pessoas.

Assim, a demanda por imóveis, seja para morar ou apenas passar um tempo, é sempre crescente, não importa a época do ano.

Retomada do mercado imobiliário

Aos poucos o Brasil está deixando para trás os períodos de instabilidade e Florianópolis já sentiu os primeiros reflexos, inclusive no mercado imobiliário. Até pouco tempo, investir em imóveis ainda era arriscado e boa parte da população preferiu aplicar o dinheiro em algo mais seguro, como a poupança, mesmo que os rendimentos fossem menores.

No entanto, Floripa nunca perdeu seus encantos e continuou sendo uma cidade turística, além de ter uma boa infraestrutura. Assim, a queda na procura por casas à venda em Florianópolis até vivenciou uma pequena queda, mas nada assim tão grave.

Além disso, em pesquisa realizada no ano de 2017, a cidade catarinense estava dentre as dez primeiras mais indicadas para quem deseja investir. A prova de que esse investimento pode tranquilamente ser feito no mercado imobiliário veio com a pesquisa da Prospecta Inteligência Imobiliária.

Dentre as cem melhores cidades brasileiras para investir em imóveis, Florianópolis ocupa a sexta posição.

PIB alto

A capital de Santa Catarina consegue competir de perto com grandes capitais brasileiras, como o Rio de Janeiro e São Paulo. Tanto que seu PIB se encontra entre um dos mais altos de todo o Brasil.

Isso é explicado por sua economia em constante aceleração. Além do turismo, que movimenta bastante a cidade, Floripa é também um forte polo tecnológico. Como consequência disso, muitas pessoas buscam a cidade para procurar um bom emprego e ao mesmo tempo ter melhor qualidade de vida.

A renda per capita dos moradores também é alta, equivalente em média a 4,8 salários mínimos.

Alta da demanda

A cidade não recebe pessoas e tem alta procura por imóveis apenas nos períodos da alta temporada. Um dos fatores que fizeram de Florianópolis um bom local para investir em apartamentos ou casas é o fato de que a procura é grande durante o ano todo.

A explicação se deve a qualidade de vida oferecida aos moradores e, também, porque muitas pessoas têm preferido buscar emprego na capital catarinense, principalmente se trabalham com algo ligado a tecnologia.

Queda nos juros

Até pouco tempo, conseguir um crédito imobiliário estava mais difícil. Os juros eram mais altos e os bancos não estavam tão confiantes em conceder os empréstimos. Com a mudança do cenário nacional - que agora está mais positivo - houve queda nos juros.

Então, é natural que as pessoas estejam mais interessadas em comprar os imóveis ao invés de se manter no aluguel, ao menos para quem deseja viver em Florianópolis. Além da queda nos juros, foi observado também um aumento no preço do aluguel, o que faz com que a ideia de ter a casa própria seja mais atraente do que se manter em um imóvel alugado.

Cidade universitária

Os universitários também são responsáveis pelo aquecimento do mercado imobiliário da cidade, em busca de uma casa ou apartamento à venda em Florianópolis, para fixar residência durante os estudos e até mesmo permanecer por ali em busca de um emprego.

Mesmo que os estudantes pretendam permanecer em Floripa apenas para estudar - e retornar às suas cidades assim que se formarem - quem optar por ter um imóvel como investimento - e alugar para este público - consegue um bom retorno financeiro.

São cerca de sete universidades existentes na capital catarinense, então, com certeza este público precisa de um lugar para morar - ao menos durante o período de duração de seus cursos.

Infraestrutura

O governo federal realizou investimentos na infraestrutura da cidade, o que melhorou o trânsito e aumentou a segurança. Estes fatores tornaram a região mais atraente e, com isso, mais pessoas se interessaram não apenas em conhecer, mas em mudar definitivamente para Florianópolis.

Estes investimentos geram novos empregos e aumentam a renda da cidade. A qualidade de vida também melhora bastante.

Queda na oferta de imóveis

Como o cenário econômico não estava muito favorável, houve uma redução no número de construtoras interessadas em iniciar novas obras. Enquanto a demanda estava baixa, não houve muito problema, porém, agora as pessoas estão voltando a procurar por casas e apartamentos.

Com isso, é natural que reduza a quantidade de imóveis prontos para entrega e, para as construtoras, o mercado se torna atrativo, mesmo que as entregas ocorram apenas para os anos de 2022 ou 2023. Uma oportunidade e tanto para quem trabalha com a venda de imóveis na planta.

Valorização dos imóveis

Florianópolis é uma cidade em que casas e apartamentos se mantém com certa valorização, por isso ocupa tão boa posição dentre as melhores cidades para se investir.

Isso acontece devido a combinação de três importantes fatores: a renda favorável (cerca de 4,8 salários mínimos), o constante desenvolvimento econômico da cidade e a alta qualidade de vida. E a tendência é que isto melhor ainda mais.

 

Fonte: Sul Noticias

Compartilhar:

Outras notícias

Newsletter

» Cadastre seu e-mail e receba novidades exclusivas.

Corretor Online